Fale conosco

  • Tel/Fax:

    (12) 2136-7200

    Atendimento:

    De Segunda a Sexta, das 9:00h às
    17:45h.

    Central de vendas

    0800.557074

  •  
  • Endereço:

    Rua Augusto Edson Ehlke, 290

    Jardim Apolo II

    São José dos Campos/SP

    CEP: 12.243-110

Acesso restrito

Para acessar essa área é necessário fazer login.

titulo

msg

Acesso negado

Por favor, entre em contato com Prima para verificar a situação do seu login.

E-mail não configurado

A instituição não configurou um e-mail para receber solicitação de doação.

E-mail não configurado

A instituição não configurou um e-mail para receber solicitação de permuta.

Aguarde...
< twitter facebook
Logotipo
Área do cliente

Detalhes da notícia

Como tornar a biblioteca em uma referência educacional - 03/01/2018

A biblioteca escolar tem um importante papel dentro de uma instituição de ensino e dispõe de vários fatores para se tornar uma referência em educação.

No Brasil, a biblioteca é muitas vezes deixada de lado, em prol do desenvolvimento de outras atividades. A pesquisa "Retratos da Leitura" mostra que somente 56% dos brasileiros tem o hábito de leitura e que 71% enxergam a biblioteca somente como um local para estudos ou pesquisa.

A biblioteca escolar é, sem sombra de dúvidas, o principal acesso dos alunos às bibliografias e conteúdos fora da sala de aula, reforçando um importante papel da leitura e da pesquisa na educação.

Além disso, para obter a excelência, sendo assim uma referência educacional, ela precisa de muito mais do que um bom atendimento. Precisa ser voltada para o seu público, oferecendo serviços de alta qualidade e se alinhando com alunos e professores, conseguindo não só atender de forma satisfatória, mas superar expectativas.

Nesse ponto é que ser uma referência a torna diferente. Novas propostas e formas de participar mais ativamente do dia a dia da escola, como ter bom um relacionamento com o professor e como tornar o local mais atrativo são desafios que toda biblioteca que quer ser uma referência tem que conquistar.

A excelência no atendimento da biblioteca

A qualidade e excelência no atendimento estão sendo cada vez mais debatidos, com ideias sobre como trazer uma experiência além do esperado para o usuário. Muito mais do que isso, esses dois pontos são o cartão de visitas da biblioteca para qualquer indivíduo, que faça parte ou não da instituição de ensino, indo muito além do que o simples ato de "pegar alguns livros".

Para ser considerado referência em educação, primeiramente este espaço deve se tornar referência em atendimento, prezando pela qualidade do acesso rápido e seguro à informação. É por meio da excelência no atendimento que a biblioteca e todos os profissionais que trabalham naquele local constroem sua boa imagem e reputação perante toda a comunidade que a utiliza.

Uma boa gestão desse espaço que esteja ligada com as diretrizes da escola e com o desenvolvimento educacional do aluno e do seu corpo técnico deve sempre prestar atenção ao uso que os seus frequentadores fazem da informação ali presente. Também deve oferecer sempre os melhores meios possíveis para que essa informação não fique confinada somente ali naquele local, mas sim um ponto central de aprendizado para todos.

Tornando a sua biblioteca referência em educação

Além do atendimento de excelência, uma biblioteca necessita de mais alguns pontos para que se torne referência em educação e também referência para a instituição de ensino a qual está ligada.

Deve integrar-se com a sala de aula de forma a ajudar no desenvolvimento do currículo escolar. Também auxiliar como um centro de recursos educativos se integrando ao processo de ensino-aprendizagem e dando apoio aos programas de ensino criados pelos professores. Um bom exemplo disso são as rodas de leitura, a figura dos "leitores do mês" e o "indique um livro a seu amigo", além de ações como a participação da biblioteca em datas comemorativas da instituição de ensino.

O Manifesto “Biblioteca Escolar: a biblioteca escolar no ensino e aprendizagem para todos” (IFLA / UNESCO School Library Manifesto: the school library in teaching for all), publicado em 2000 pela IFLA/Unesco, discorre sobre alguns pontos que devem estar presentes na biblioteca escolar, como missão, política e gerenciamento, além dos recursos necessários para o seu bom funcionamento, infraestrutura, mobiliário e espaço adequado, dentre outros.

Todos são de extrema importância para que esse local se torne uma referência, podendo citar alguns exemplos como uma política que aborde todo o potencial da biblioteca, fornecendo campos importantes como a sua filosofia. Além disso, o papel da biblioteca em relação ao programa escolar, os métodos de ensino na escola e padrões existentes e exigidos pela lei.

Outro bom exemplo de referência em educação para uma biblioteca é uma boa gestão do seu acervo e dos seus recursos disponíveis, dispondo de investimentos adequados para a sua boa manutenção, assim como um plano orçamentário capaz de definir e atender as suas demandas.

A tecnologia como auxílio para se tornar referência

Tornar uma biblioteca referência em educação é uma tarefa difícil, porém quando bem aplicada, traz benefícios para todos os que a utilizam.

Utilizar a tecnologia no atendimento da biblioteca também é uma ótima forma para atingir o status de referência em educação, visto que quando bem implantada, a tecnologia só traz benefícios. Nesse ponto, um bom software de gestão é essencial e sua boa utilização para torná-la referência se dá através de Terminais Web para atendimento, divulgação do acervo e ações para os usuários como reservas e renovações, seja pelo computador ou tablets e smartphones.

Para saber mais sobre como tornar a sua biblioteca escolar referência em educação e sobre como a tecnologia e um bom software de gestão da biblioteca pode te ajudar nessa trajetória, entre em contato com o nosso time!

<< Voltar