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Como a leitura entre pais e filhos ajuda no desenvolvimento do vocabulário e educação da criança - 02/01/2018

Além de criar um laço afetivo, o hábito da leitura entre pais e filhos é muito importante pois conecta a leitura como ponto principal nessa relação familiar.

O hábito da leitura entre pais e filhos é um grande aliado para a criação de vínculos familiares, além de contribuir fortemente para o desenvolvimento de pontos importantes nas crianças, como o vocabulário, o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Além dos pais, os educadores e profissionais que contribuem para a educação infantil tem um papel importante nesse hábito, pois a sua atitude positiva pode inclusive influenciar os pais a adotarem essa prática, e auxiliar a família na escolha de livros e obras que melhor se encaixam no perfil de cada um.

As crianças que ouvem histórias desde bebês e mantém esse hábito de leitura com os pais desenvolvem o seu senso crítico, tornado-as capazes de questionar, alimentando a curiosidade em relação ao que veem no seu dia a dia e fazendo-os perceber o mundo a sua volta.

A importância do hábito de leitura para crianças

Os pequenos sempre gostam de histórias. Aquelas páginas coloridas e cheias de vida representam para eles um mundo repleto de novidades e estímulos, tendo eles diferentes formas de interação com o mesmo enredo.

Ana Vasconcellos, educadora e pesquisadora do Instituto Presbiteriano Mackenzie, diz que: “A criança que lê, possui mais conhecimento do mundo, requisito básico para o desenvolvimento de uma melhor interpretação textual, habilidade fundamental no contexto escolar. Sem a leitura, o desempenho nas demais disciplinas estudadas na escola é comprometido”.

Ainda bebês começamos a desenvolver nossas primeiras habilidades. Ter o hábito de ler para os bebês pode trazer alguns benefícios como: segurança, um maior desenvolvimento da criatividade e ensinar a criança e trabalhar com o seu repertório visual, sua capacidade de imaginar a história.

Além disso, estudos comprovam que o incentivo a leitura em crianças maiores consegue trabalhar também a sua fonoaudiologia (o que é muito importante para quando forem alfabetizados) e a sua inteligência cognitiva, conseguindo inclusive uma redução no número de crianças com problemas de comportamento.

Leitura entre pais e filhos

Porém, para uma criança aprender o hábito da leitura por si só é uma tarefa difícil. Sabemos que alguns estímulos dados pelos pais para que esse hábito seja criado e posteriormente desenvolvido são bastante importantes, sendo o principal deles a leitura entre pais e filhos.

Entretanto, mesmo essa ação entre pais e filhos precisa de alguns cuidados para poder incentivá-los da maneira correta:

Criação de um lugar especial, um "cantinho da leitura";

Manter esse lugar atraente e fazer com que chame a atenção dos pequenos;

Incentivar a criação de materiais ou desenhos baseados na história que foi lida e interpretada.

Além do reforço dos laços afetivos, temos também alguns dados concretos: um estudo feito pela Universidade de Nova York, com a colaboração do IDados e do Instituto Alfa e Beto, mostra um aumento de 14% no vocabulário das crianças cujo os pais leem para elas pelo menos 2 livros por semana. Além disso, foi percebido um aumento de 27% na memória de trabalho dessas crianças.

Além da escola

A formação do vocabulário das crianças não começa na escola, começa bem antes com a influência dos pais. E novamente, a importância da leitura para esse crescimento e desenvolvimento é muito grande.

Estudos já mostram que o hábito da leitura por parte dos pais para os pequenos já pode ser desenvolvido ainda quando bebês, associando a leitura de livros em que eles possam manusear, tocar e cheirar. É importante os pais atraírem os bebês com sons, repetição de palavras e até a utilização da melodia, o que conquista a sua atenção.

Ainda pequenos, até os dois anos, a leitura é importante quando atrelada a figuras e a interpretação que eles fazem da história que é contada pelos pais. Até os quatro, o enredo começa a ter um papel um pouco mais importante, fazendo com que as crianças tenham contato com formas diferentes de perceber o mundo e também outras culturas, podendo assim criar e imaginar as histórias que ouvem.

E o papel da instituição de ensino?

A instituição de ensino pode fortalecer ainda mais esse hábito, trazendo novas ideias de projetos e aplicações para leitura. Uma forma eficaz é por meio de softwares que sirvam como um canal aberto entre pais e professores. Tendo a comunicação aberta entre pais e mestres, essa conexão fica muito mais aberta, dinâmica e eficiente para ministrar e gerenciar projetos como esse, de tamanho impacto na vida das crianças e suas famílias.

Além disso, integrando a escola a soluções de gestão eficientes por meio de softwares como o Philos, da Prima, há uma aproximação ainda maior dos seus estudantes com o hábito da leitura, tornando a instituição e o seu espaço destinado para o desenvolvimento desse hábito, amigas e parceiras dos pais e familiares.

O Philos possibilita a reserva e renovação online de livros da instituição de ensino, que os pais podem emprestar e ler com as crianças em casa ou em qualquer local que seja o seu "cantinho da leitura".

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