Detalhes da notícia
Parceira da Prima, solução Rybená traduz textos da Web em libras e voz -
15/03/2017
A acessibilidade é uma questão que vem ganhando espaço nas instituições, amparada por leis que obrigam a adaptação das informações para as necessidades de seus diversos públicos. A empresa Rybená, parceira da Prima, criou uma solução que traduz textos para libras e voz, oferecendo a possibilidade do entendimento de forma não tutelada, ou seja, sem ajuda de terceiros, a deficientes visuais e auditivos, pessoas com deficiências intelectuais, entre outros com dificuldade de leitura e de compreensão de textos.
A solução Rybená libras e voz será integrada ao sistema SophiA Biblioteca ainda este mês. Os clientes que utilizam os dois softwares poderão oferecer aos usuários esta forma de tecnologia assistiva, possibilitando o acesso integral ao Terminal Web do SophiA ao público que precisa da tradução em libras ou voz.
O sistema funciona de modo simples: basta selecionar o texto ao qual o usuário deseja ter acesso e o avatar traduz após alguns segundos o conteúdo.
Muito além da obrigatoriedade pela lei, a disponibilidade da informação em libras e voz é uma questão de adaptação da instituição para atender uma parcela representativa da população. No Censo de 2010 foram contabilizados mais de 45 milhões de deficientes no Brasil, 18 milhões de analfabetos e cerca de 10 milhões de surdos. Para que a biblioteca cumpra fielmente seu papel de ponte entre a informação e o usuário é crucial que esteja atenta a todas as necessidades de seu público.
Para saber mais sobre a solução Rybená basta entrar em contato com a Prima pelo telefone 0800.557074 ou pelo e-mail vendas@prima.com.br .
<< Voltar